A brita ou pedra britada é um produto do processamento industrial de rochas maiores encontradas na natureza.

Para diferenciar cada tipo de pedra britada, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece a NBR 7525 para classificar os tipos de pedra britada de acordo com o tamanho pela qual é fragmentada. Desta forma, pedras de diferentes tamanhos possuem diferentes utilidades dentro da construção civil, também de acordo com padrões de resistência.

 

 

Pó de Brita

 

Este tipo de pedra britada é muito utilizado para a obtenção de concretos de fina textura, em calçadas e na fabricação de peças pré-moldadas em concreto, considerando que possui grande facilidade para ser modelada. Também entra nas atividades de produção de asfalto, construção de contrapiso e produção de argamassa. Sua malha é de 4,75mm.

Pedrisco ou brita nº 0

 

O pedrisco ou brita nº 0 é a pedra britada com malha de 9,52mm. Com fragmentos bem pequenos, ela é muito utilizada para a produção de lajes, estruturas pré-moldadas de concreto, blocos e tubos de concreto para fundação e construção, paralelepípedo de concreto, manilhas, chapiscos e outros.

Brita de 1/2 a Nº 3

BRITA 1/2

Possui malha de 12,5mm e é uma das mais comercializadas para construção civil

BRITA Nº 1 Q

Possui malha de 19mm. É a pedra mais usada para a confecção do concreto das colunas das construções, o que exige grande qualidade e resistência. Também é usada para fazer vigas e lajes.

 

BRITA Nº 2

Com malha de 30 mm, é composta por pedras de tamanho médio a elevado, utilizada para a produção de concreto bruto – um concreto extremamente resistente, mas que só pode ser utilizado para pisos de alta espessura.

 

BRITA Nº 3

Com malha de 37 mm, apresenta fragmentos ainda maiores que as anteriores. Dificilmente é utilizada para obras da construção civil. Seu uso ficou resguardado às obras de base, reforço de subleito para pistas de tráfego pesado e lastros de ferrovias.

 

 

Brita Nº 4 ou Macadame

Pedra Rachão é basicamente a maior graduação comercializada, pois passa apenas pelo nosso britador primário e peneira. É utilizada para fossas sépticas, sumidouros, gabião, reforço de subleito para pistas de tráfego pesado, lastros de ferrovias e concretos ciclópicos.